Voluntários realizam mutirão de coleta de lixo na orla do Rio Negro em Manaus

Alunos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) se unirão aos trabalhadores de estaleiros para recolher lixo descartado no Rio Negro. O grupo participante do mutirão de limpeza percorrerá as margens do Rio Negro, no bairro Educandos, na Zona Sul de Manaus, neste sábado (28).

O período da vazante revela as consequências do descarte incorreto do lixo. Os resíduos sólidos jogados nas águas acumulam nas margens do Rio Negro. Para amenizar a degradação ambiental, anualmente um mutirão de coleta é realizado por voluntários. Desde 2011 a mobilização é realizada.

A professora do Cetam, Nadja Lins, explicou que participam da ação os alunos do Curso Técnico em Construção Naval e de Transporte de Cargas do Cetam, além de funcionários dos estaleiros localizados na orla do bairro Educandos.

"Fazemos esta ação desde 2011 para recolher o resíduo é sólido, normalmente de origem das residências situadas próximas ao rio. A comunidade não tem participado. Eles ainda não perceberam a importância da preservação. Recolhemos vários tipos de lixo desde fraldas descartáveis até ventilador", comentou.

Os voluntários se concentrarão, a partir das 7h, no Estaleiro Bons Amigos, localizado no Beco Boulevard Rio Negro nº 248, no bairro Educandos. O grupo fará coleta no trecho entre o Igarapé do 40 e a Orla do Amarelinho. A ação conta com apoio dos estaleiros Curupira, Raimundo Monteiro, Souza Arnaud, Careca, Gaivota e José Honório.