Super Terminais é destaque com aumento de 318,3% na movimentação de contêineres no 3º trimestre no país

No período de julho a setembro de 2017 foram movimentados cerca de 2,5 milhões de contêineres em todo o Brasil. Houve um crescimento de 6,4% em relação ao mesmo período de 2016. Em termos em termos de peso bruto, a movimentação de contêineres no terceiro trimestre deste ano atingiu a marca de 28,3 milhões de toneladas, representando aumento de 8,3% em relação ao terceiro trimestre de 2016. Os terminais de uso privado (TUP) demonstraram recuperação depois de queda nos primeiros trimestres e o aumento da movimentação no Super Terminais em Manaus foi destaque com crescimento de 318,3%. Os indicadores são da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) divulgados esta semana.

Segundo a Antaq, no terceiro trimestre, aproximadamente 69,6% dos contêineres embarcados e desembarcados foram movimentados em portos organizados brasileiros.

Nesse terceiro trimestre, após estagnação nos primeiros dois primeiros trimestres do ano (+0,56%), os terminais privados esboçaram recuperação na participação da movimentação de contêineres em TEU (medida adotada para indicar a capacidade da unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) com relação aos portos públicos. Essa recuperação é reflexo direto de um aumento de 7,4% na movimentação de contêineres do TUP de Itapoá-SC, 6,0% em Pecém-CE e 318,3% no TUP Super Terminais-AM. Por outro lado, os portos organizados somados, registraram aumento de 7,8% na movimentação desse perfil de carga. O ganho reflete-se na importação de produtos inseridos nos contêineres (+7,3%), enquanto na exportação houve leve queda de 0,43%.

Dentre os terminais privados, o destaque é do Super Terminais, em Manaus-AM, com 318,3% de evolução, movimentando o total de 69.516 TEU no terceiro trimestre deste ano

Os portos organizados e TUPs do país movimentaram 279,3 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2017. O resultado representa aumento de 6,6% e acréscimo de 17,3 milhões de toneladas na movimentação de cargas nas instalações portuárias brasileiras em relação a igual período de 2016.

Os dados estão disponíveis no Boletim Informativo Aquaviário do 3º trimestre.

Texto: Ascom/Sindarma