Sindarma destaca importância na navegação em evento na UEA

O transporte hidroviário na Amazônia foi tema de palestra proferida aos alunos do curso de engenharia naval da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), pelo presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma), Dodó Carvalho. O evento, que ocorreu nesta terça-feira (20), na Escola Superior de Tecnologia (EST) em Manaus, é uma das atividades Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no estado.

Alunos e professores do curso de engenharia naval acompanharam a apresentação. O presidente do Sindarma falou da importância do transporte fluvial de passageiros e cargas, além das características do principal modal da Região Norte do país. Durante a palestra, o líder do setor relembrou os desafios do transporte hidroviário e as novas perspectivas do segmento com a multimodalidade.

Dodó Carvalho destacou que o transporte fluvial no Amazonas interliga 90% dos seus municípios à Manaus, utilizando modal para abastecimento e escoamento de produtos em 18 mil Km de vias navegáveis.

"A navegação é imprescindível para o desenvolvimento da Amazônia. O transporte hidroviário também precisa das novas tecnologias e profissionais qualificados da engenharia naval. Vocês, alunos de engenharia naval, são o futuro da navegação. Temos tentado promover vários debates sobre a navegação, mas o desafio é fazer com que a sociedade conheça e valorize a navegação", ressaltou Carvalho.