Produção de petróleo e gás natural do AM registra crescimento em novembro

O Amazonas fechou o mês de novembro com crescimento na produção de petróleo e de gás natural, de acordo com dados do boletim mensal divulgado na segunda-feira (4) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O boletim reúne indicadores coletados da base de dados do Sistema de Gestão da Exploração e Produção da ANP (Sigep) e considera o desempenho dos sete campos produtores do Amazonas.

Conforme o levantamento da ANP, em novembro do ano passado 25.737 barris de petróleo foram produzidos por dia no Amazonas. No mês anterior (outubro), a média diária do estado era de 25.597 barris de petróleo, correspondendo um aumento de 0,5% da produção de petróleo entre os dois meses.

O volume de produção de gás natural no Amazonas registrou crescimento mais expressivo. Em novembro, a produção foi 2,6% maior em relação à produtividade de outubro. Por dia foi registrada uma produção média de 13.858 metros cúbicos de gás natural (Mm³/d). No mês anterior, o Amazonas produziu por dia 13.505 Mm³/d.

A produção total de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) foi de 112.903 em novembro. Já em outubro foram 110.545 barris de óleo. No comparativo dos dois meses houve variação positiva 2,1% na produção.

Em novembro, a produção de gás natural do Amazonas representou 15% do volume produzido em todo o Brasil. Enquanto no mês anterior, o percentual da produção nacional era de 14%.

Foto: Divulgação/Petrobras

Texto: Ascom/Sindarma