Presidente da Fenavega propõe mobilização por hidrovias
Confira artigo de Raimundo Holanda sobre assunto:

O ano de 2017 iniciou e trouxe com ele novos desafios. Em meio à dura realidade econômica pela qual passa o país, é necessário que nossas ações sejam concentradas em pontos prioritários, e com a menor margem de erro possível.

Partindo dessa premissa, neste ano de 2017 a Fenavega e seus sindicatos filiados promoverão nova campanha de mobilização nacional, agora voltada para a questão hidroviária no país.

Se por um lado é incontroverso que o Brasil desfruta de um potencial natural significativo para o desenvolvimento do transporte hidroviário, possuindo dezenas de rios navegáveis, também é certo que esse modal de transporte é utilizado muito aquém de sua capacidade.

Com graves problemas de logística no transporte, é essencial a busca por alternativas viável econômica, ambiental e operacionalmente.

Considerando a grande extensão territorial do país, e que nesse contexto grandes quantidades de cargas são transportadas por longas distâncias, é natural que busquemos a utilização do modal de transporte que reúna o melhor custo benefício.

Entretanto, considerando o domínio público previsto legalmente sobre os rios, para o desenvolvimento do transporte hidroviário é crucial a existência de uma política pública voltada para a implantação e desenvolvimento de hidrovias, assim entendidas aquelas vias navegáveis que permitam a navegação com segurança, garantia de calado mínimo o ano inteiro, com sinalização e manutenções periódicas.

Não basta que tenhamos um curso d’água potencialmente navegável. É preciso que o mesmo tenha uma infraestrutura adequada para que consideremos a existência de uma hidrovia.

A nova campanha de mobilização da navegação em prol das hidrovias terá o propósito, em um primeiro momento, de levar ao conhecimento da sociedade em geral os benefícios econômicos e sociais que o transporte hidroviário pode proporcionar e, em seguida, chamar para o debate os entes públicos responsáveis pelo desenvolvimento, implantação e regulação do setor hidroviário e os armadores que se dedicam à exploração do transporte hidroviário.

Fonte: Fenavega