Nível do Rio Madeira em Porto Velho subiu um metro nos últimos 13 dias

O nível das águas do Rio Madeira subiu um metro nos últimos 13 dias, em Porto Velho (RO). A cota do rio atingiu a marca de 9,39 metros nesta quarta-feira (13). O nível do Rio Madeira era 8,79 metros no dia 1º.

Os dados são do sistema SigSindarma, que é uma plataforma que reúne a variação diária de cotas de rios que banham os estados do Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia. Dentre eles, os rios Amazonas, Madeira, Negro e Solimões.

Os pontos de medição do SigSindarma ficam situados no Amazonas - Barcelos, Beruri, Boca do Acre, Fazenda Vista Alegre, Fonte Boa, Humaitá, Itacoatiara, Manaus, Tabatinga e Tefé. Além de Macapá (AP), Santarém (PA) e Porto Velho. O sistema tem ainda outros dados de fatores que interferem na navegabilidade dos rios da região.

O sistema foi criado no início de 2015 no Amazonas pelo Instituto de Pesquisa em Transportes (Intra) em parceria com o Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma).