Navio da Marinha realiza levantamento hidrográfico do Rio Madeira

A Marinha do Brasil realizou Levantamento Hidrográfico (LH) em trecho do Rio Madeira, entre os estados Rondônia e Amazonas. A coleta de dados foi realizada o Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) "Rio Branco", no período 19 de janeiro a 11 de março deste ano.

O levantamento faz parte do Termo de Execução Descentralizada (TED) n° 003/2015, firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) e a Marinha, em julho do ano passado.

Durante as ações, foi executado o Levantamento Hidrográfico no trecho do Rio Madeira, compreendido entre as cidades de Porto Velho, em Rondônia, e Humaitá, no Amazonas. Segundo a Marinha, como resultado os dados de sondagens adquiridos nesse LH possibilitarão a atualização da batimetria desse trecho do rio, bem como a confecção de novas cartas náuticas para a Hidrovia do Rio Madeira, conforme disposto no TED e no Plano de Atualização Cartográfica para a Bacia Amazônica (PACBA).

Nos dias 10 e 11 de março de 2016, durante a Comissão "Levantamento Hidrográfico Rio Madeira I/Farolex I", o Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) "Rio Branco" recebeu a visita do Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Wagner Lopes de Moraes Zamith.

Durante seu embarque no navio, o Vice-Almirante Zamith, acompanhado do Encarregado do Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste (SSN-9), Capitão de Fragata Marcelo Oro de Carvalho, tiveram a oportunidade de acompanhar a rotina do trabalho hidrográfico, observando os equipamentos em operação e verificando todas as etapas do minucioso processo de aquisição e processamento dos dados hidrográficos até a confecção da Folha de Bordo.

Texto: Ascom/Sindarma com informações da Marinha.