Marinha inicia preparativos para Operação Parintins 2017

A Marinha do Brasil por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval iniciou, nesta segunda-feira (17) de abril, os preparativos para a Operação Parintins 2017. A Marinha começou a receber as solicitações para a realização das Vistorias Especiais para a concessão do “PASSE” da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC).

A Operação tem como o propósito de garantir a Segurança do Tráfego Aquaviário e a Salvaguarda da Vida Humana no período do Festival Folclórico de Parintins, que concentra o maior número de embarcações de passageiros e recreio no Rio Amazonas.

Os proprietários das embarcações de passageiros e de esporte e recreio que forem navegar no Rio Amazonas, especificamente no trecho Manaus – Juruti, entre os dias 26 de junho a 03 de julho de 2017, deverão agendar as vistorias junto à CFAOC até o dia 2 de junho.

As Vistorias Especiais acontecerão no período de 24 de abril a 20 de junho de 2017.

O “PASSE”, que será entregue a partir do dia 20 de junho na CFAOC, tem o propósito de reduzir o tempo da inspeção das embarcações nos postos de fiscalização (abaixo relacionados), onde serão, somente, verificados os itens relacionados à documentação, ao material de salvamento e à quantidade de passageiros.

A fiscalização em um determinado posto não isentará as embarcações de serem inspecionadas novamente pelas equipes de Inspeção Naval, no período de 26 de junho a 03 de julho.

A Marinha empregará na Operação os seguintes meios:

- Postos de fiscalização fixos em Manaus, Itacoatiara e Parintins; e

- Navios do Comando da Flotilha do Amazonas, lanchas da CFAOC e de suas Agências em Parintins e Itacoatiara, e aeronaves do 3º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.

Um dos navios estará preparado para atendimentos emergenciais, dispondo de médicos, dentistas e enfermeiros.

A Marinha conta, desde já, com a colaboração da população para garantir a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana nos rios e a proteção ambiental dos recursos hídricos da Amazônia. “Segurança Caprichada, Alegria Garantida!!!”

Para mais informações, o proprietário da embarcação poderá visitar o site cfaoc.mar.mil.br ou comparecer à CFAOC, localizada na Rua Frei José dos Inocentes, 36, no Centro de Manaus, ou ligar para o telefone (92) 2123-4926.

Datas:

Agendamento das Vistorias Especiais (via Grupo de Atendimento ao Público - GAP-CFAOC): de 17 de abril a 26 de maio de 2017;

Período de Vistorias Especiais: 24 de abril a 20 de junho de 2017; e

Entrega dos PASSES: a partir de 20 de junho de 2017.

Fonte: Marinha