Ibama combate garimpo ilegal de ouro e apreende 19 dragas no Rio Madeira (AM)

Uma operação conjunta de combate ao garimpo ilegal de ouro no Rio Madeira resultou na apreensão de 19 dragas, 1,1 kg de ouro, 3 kg de mercúrio metálico, instrumentos de garimpo e embarcações de apoio. Foram aplicados até o momento 11 autos de infração que totalizam R$ 11 milhões.

As dragas operavam no entorno de unidades estaduais de conservação localizadas entre Manicoré/AM e Novo Aripuanã/AM. Todas as atividades foram embargadas. Se forem retomadas no local, os equipamentos estarão sujeitos a destruição, de acordo com Ibama.

A operação Rio Madeira Livre reúne Ibama, Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de UC (Demuc/Sema) e Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, com o objetivo de fiscalizar o garimpo ilegal de ouro no rio Madeira. Trinta e dois agentes participam da operação. Um ferryboat e um helicóptero são usados para abordagens.

Fonte: Ibama