Estudos de viabilidade para implantação da Hidrovia do Rio Amazonas serão apresentados em Manaus

Os Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTA) para implantação da Hidrovia do Rio Amazonas serão apresentados nesta quarta-feira (1º), em Manaus. Os estudos foram realizados pelo consórcio Laghi Engenharia e Petcon por meio da iniciativa da Diretoria de Infraestrutura Aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A apresentação será realizada a partir das 8h30, no auditório do Dnit. Para participar do evento é necessário realizar inscrição pelo site de divulgação do estudo. Haverá apresentação de palestras e debates sobre três temas: Infraestrutura Existente, Gargalos Operacionais, Demandas Potenciais e Ações de Curto Prazo; Custo para Implantação, Metodologia de Avaliação, Benefícios e Taxa de Retorno; e Licenciamento Ambiental, Desafios para Implantação da Sinalização, Balizamento, Derrocamento e Dragagem.

Representantes do setor de navegação do Amazonas e de órgãos públicos participarão das rodadas de debates.

Estudos

De acordo com as empresas autoras do estudo, a legislação vigente determina obras de infraestrutura de transportes que envolva acima de R$ 20 milhões de investimentos devem ser precedidas de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental. O procedimento precede aos estudos ambientais e aos projetos de engenharia.

No EVTA é feita a verificação da existência de viabilidade técnica, econômica e ambiental para a execução de uma determinada obra de infraestrutura de transportes, ou conjunto delas, nos segmentos considerados, dentre as alternativas propostas. São feitos estudos de tráfego, capacidade da hidrovia e seu nível de serviço, aliados às pesquisas complementares e outras similares, bem como aos demais trabalhos e estudos de engenharia, sócioeconômicos e ambientais.

Integra a abrangência dos serviços dos estudos de viabilidade, o exame das soluções de intermodalidade do escoamento da produção regional, as melhorias do fluxo de produtos e de usuários nos seus deslocamentos, incluindo nessa análise o potencial turístico regional, o aspecto de integração social das soluções analisadas e os principais problemas de impacto ambiental decorrentes das alternativas previstas, destacando-se as imposições e limitações legais existentes.

Segundo o consórcio, todo esse conjunto de informações deverá compor o EVTEA, fundamentando com dados abrangentes e concretos, indispensáveis à realização posterior das demais etapas do empreendimento.

Texto: Ascom/Sindarma

Foto: Ministério dos Transportes