Dragagem do Rio Madeira só deve iniciar a partir de maio de 2017, diz Ministério dos Transportes

A dragagem efetiva do Rio Madeira só deverá iniciada a partir de maio de 2017 com um contrato de 5 anos, que poderá ser prorrogado pelo mesmo período. A informação foi divulgada assessor do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, Miguel de Souza, na última quinta-feira (21), em visita ao Porto Público de Porto Velho. O representante procurou a Sociedade dos Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH) para verificar a situação do nível do Rio Madeira.

Para Miguel, a dragagem é uma prioridade uma vez que o certame licitatório foi realizado recentemente. "Atender ao pleito do Governo do Estado e da SOPH com o fornecimento da dragagem é garantir um calado mínimo, permanente, que possibilite a navegação diuturnamente durante os 365 dias do ano. Sobre a licitação realizada em julho, temos a informação que a primeira empresa foi desclassificada e a segunda está em fase de apresentação de recursos e documentos. Mesmo que o contrato e a ordem de serviço sejam liberados em 2016, o rio já estará retomando a sua normalidade, tornando inviável a realização do serviço.  A dragagem efetiva só será possível a partir de maio de 2017 com um contrato de 5 anos e pode ser prorrogado pelo mesmo período", explicou o assessor.

Ele informou ainda que para evitar prejuízos à região, o Ministério dos Transportes irá providenciar algumas dragas que façam o serviço de forma emergencial, desobstruindo eventuais trechos que poderiam dificultar a passagem das embarcações.

Fonte: Sociedade dos Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH)
Foto: Governo de Rondônia