Defesa Civil emite alerta após nível do Rio Solimões superar 11,80 m no AM

Um alerta de cheia para os municípios da calha do Alto Solimões foi emitido pela Defesa Civil do Amazonas na segunda-feira (4). A subida repentina do Rio Solimões preocupa e pode afetar sete municípios da região. O nível do rio chegou a 11,91 metros, ultrapassando a cota de alerta, que é de 11,80 m.

O documento emitido pelo órgão estadual cobra medidas preventivas e o Plano de Contingência dos municípios de banhados pelo Rio Solimões. O alerta é direcionado a Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá,Tonantins e Atalaia do Norte.

Baseado nas informações do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e da Agência Nacional de Águas (ANA), o Centro de Monitoramento e Observação Ambiental da Defesa Civil do Amazonas prevê ainda que o fenômeno tende ao agravamento, uma vez que as previsões meteorológicas e hidrológicas indicam chuvas acima do normal para o período na região.

A Defesa Civil Estadual tem acompanhado a medição do Rio Solimões realizada no município de Tabatinga que também serve de referência para as demais cidades da região.

Fonte e foto: Defesa Civil AM