Cota do Rio Madeira fica abaixo dos 3 metros em Porto Velho
O Rio Madeira atingiu nível de 2,95 metros em Porto Velho (RO), nesta sexta-feira (5). A cota é a menor registrada no mês de agosto dos últimos 10 anos. No ano passado, no dia 5 de agosto, o Rio Madeira estava com 9,08 metros.

O baixo nível do Rio Madeira tem gerado restrições para navegação fluvial. A Marinha do Brasil restringiu a navegação na Hidrovia do Madeira entre Porto Velho (RO) e Humaitá, no Amazonas. Houve suspensão da navegação noturna de comboios de embarcações em trecho do rio situado em Rondônia.

A medida foi determinada no dia 13 de julho, após inspetores navais verificarem pontos críticos onde o nível do Rio Madeira era de pouco mais de dois metros. O baixo nível das águas coloca em risco a navegação e reduz as condições de navegabilidade.