Audiência debate dragagem em canal de acesso ao Cacau Pirera pelo Rio Negro

A dragagem do canal que dá acesso à orla do Cacau Pirera será debatida nesta sexta-feira (8), a partir das 14h. A audiência será realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O evento ocorrerá no distrito de Iranduba, na Região Metropolitana de Manaus.

A necessidade de obras de dragagem (remoção dos sedimentos que se encontram no fundo do corpo d"água para permitir a passagem das embarcações, garantindo o acesso ao porto) é uma solicitação dos moradores do distrito.

Segundo Caama, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) explicou que, na maioria das vezes, a dragagem é necessária quando para o aumento da profundidade natural no canal de navegação, no cais de atracação e na bacia de evolução. Também é necessária sua realização periodicamente para alcançar as profundidades que atendam o calado das embarcações.

A dragagem é uma reivindicação dos navegadores das lanchas e de outras embarcações que operam na travessia de Manaus para a comunidade do Cacau Pirera. O evento acontecerá na Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima, localizada no km 0 na Rodovia Manoel Urbano e é promovido pela Associação de Moradores do Cacau Pirera em conjunto com a Caama, presidida pelo deputado estadual Luiz Castro (Rede).

Serviços:

Audiência Pública: Dragagem do Canal que dá acesso ao Porto de Cacau Pirera e retorno das linhas intermunicipais de ônibus rota Manaus/Manacapuru.

Onde: Escola Estadual Senador João Bosco Ramos de Lima (Rodovia Manoel Urbano, km 0).

Quando: 8 de abril, a partir das 14h.

Fonte: assessoria da Caama

Foto: Juçara Menezes