Arco Norte é tema de evento com série de palestras em Manaus

A Noroeste, distribuidor Cummins nos estados de Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre, seguindo a tendência do mercado na região Norte promove o Marine Tech Day, no próximo dia 31 de março, no Hotel Tropical, em Manaus, com apoio da Cummins Inc. e REINTJES.

O evento tem o objetivo de reunir os principais empresários da Região Norte, além de estudantes e públicos de interesse para apresentar as tendências de mercado e o panorama da construção naval, a nova opção de negócios ‘o Arco Norte Brasil’, além de palestra técnicas sobre logística e engenharia naval, sistemas de propulsão e motores diesel de média e alta potência.

“Será um evento amplo de interesse tanto para estudantes quanto para os empresários. Uma oportunidade de conhecer melhor negócios e projetos vindouros para o desenvolvimento do Norte brasileiro”, afirma Luís Antônio Pagot, ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), palestrante confirmado para o Marine Tech Day.

O evento ainda reúne, ainda, nomes de renome na região, Flávio Silveira, gerente industrial da Beconal (Bertolini Construção Naval da Amazônia Ltda), Antônio Colares, gerente de negócios de engenharia da Cummins, divisão Marine e André Galvão, Gerente Comercial da REINTJES do Brasil.

O Arco Norte do Brasil é um dos principais focos do governo federal,de  investidores nacionais/internacionais e produtores rurais brasileiros. Os portos do Arco Norte, nos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão e Bahia, terão investimento de mais de R$2 bilhões nos próximos três anos, prorrogável por mais outros três anos.

Segundo o Ministério da Portos, em 2015, o Arco Norte teve um crescimento de 51% nas exportações de soja e milho comparado a 2014. “Com essa nova opção, produtores rurais do Centro-Oeste reduzem os custos de logística no transporte por tonelada de US$140 para US$60, uma vez que evitam rotas mais longas e custosas para a região Sudeste e Sul”, afirma Helder Barbalho, ministro dos Portos. Além disso, há uma maior movimentação da economia, com maior competitividade, ampliação de oferta aos demandantes de cargas para escoar a produção.

A construção embarcações fluviais para movimentar a economia nos próximos anos está prevista. Calcula-se a inserção de mais cerca de 200 embarcações no mercado até no final de 2017, dentre eles: 28 unidades de barcos marítimos, 148 barcaças e empurradores e 16 rebocadores.

Evento: Marine Tech Day

Data: 31/03, das 08h às 18h

Local: Tropical Manaus Ecoresort

Palestras:

Mercado de motores marítimos (Heavy Duty e High Horse Power) – palestrante: Antônio Colares, gerente de negócios de engenharia Cummins

Logística Naval na Amazônia – palestrante: Flávio Silveira, gerente industrial da Beconal (Bertolini Construção Naval da Amazônia Ltda)

Arco Norte e seus impactos no desenvolvimento da Região Norte, palestrante: Luís Antônio Pagot, ex-diretor do Dnit

Sistema de Propulsão, palestrante: André Galvão, Gerente Comercial da REINTJES do Brasil

Inscrições: gratuitas, enviar email para agatha.lima@noroeste-am.com.br