Produção do AM de petróleo cai e a de gás natural cresce em dezembro

O Amazonas encerrou o mês de dezembro de 2015 com crescimento na produção de gás natural e queda na produtividade de petróleo, conforme dados de desempenho do boletim mensal divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nesta primeira quinzena de fevereiro.

O boletim reúne indicadores coletados da base de dados do Sistema de Gestão da Exploração e Produção da ANP (Sigep) e considera o desempenho dos sete campos produtores do Amazonas.

Segundo o boletim da ANP, em novembro do ano passado 25.737 barris de petróleo foram produzidos por dia no Amazonas. Já a produção diária do estado foi de 25.167 barris de petróleo no último mês de 2015. Houve uma redução de 2,2%.

A produção de gás natural no Amazonas registrou crescimento de 1,5% se comparados os dois últimos meses do ano passado. A produção saltou de 13.858 milhares de metros cúbicos por dia (Mm³/d) para 14.068 Mm³/d em dezembro. Apesar do aumento em dezembro, a produção de gás natural foi menor se comparado à produtividade entre outubro e novembro, que registrou aumento de 2,6%.

Mesmo com desaceleração da produtividade de petróleo, a produção total de barris de óleo equivalente por dia (boe/d) fechou positiva em dezembro e com 0,7% de crescimento. Enquanto 112.903 barris foram produzidos por dia em novembro, a média diária registrada em dezembro foi de 113.655. Porém, uma variação positiva menor em relação à registrada no comparativo de outubro e novembro.

Em dezembro, a produção de gás natural do Amazonas voltou a representar 14% de toda produção brasileira. No mês anterior, os campos produtores amazonenses alcançaram a marca 15% do volume produzido no Brasil.

Texto: Ascom/Sindarma com informações da ANP

Foto: Divulgação/Petrobras