Tabela Contribuição Sindical 2018
Veja a Pesquisa Sindarma sobre os principais temas do transporte hidroviário no AM
Seja bem-vindo ao portal do Sindarma
Conheça a história do sindicato marcada por conquistas

Noticias

Portos do Arco Norte exportam volume 54% maior de soja e milho em 2015

As exportações de soja e milho pelos portos do Arco Norte – Itacoatiara (AM), Santarém e Vila do Conde (PA), Itaqui (MA) e Salvador (BA) – saltaram de 13 milhões de toneladas para 20 milhões de toneladas no acumulado de 2015 em comparação com 2014. Esse resultado representa um incremento de 54% no volume de escoamento de grãos pelos portos da região, de acordo com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Segundo a Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, a tendência é que esse volume aumente ainda mais, especialmente com a entrada em operação de novos terminais portuários, principal objetivo dos leilões de arrendamento de seis áreas, todas no Pará, que acontecerão no dia 31 de março. A consolidação do Arco Norte como principal rota de escoamento de grãos produzidos no Centro-Oeste brasileiro é esperada.

 

O Arco Norte há cinco anos escoava 8% do total soja e milho destinado ao mercado internacional. Hoje já alcança 20% dos embarques totais do país, de acordo com informações do Mapa.

 

Os portos do Norte e Nordeste, por estarem mais próximos das áreas de produção do Centro-Oeste, permitem uma redução da ordem de US$ 50/tonelada no custo logístico.

Fonte: SEP 

 




Retornar Subir