Jornal The New York Times destaca ataques de piratas na Amazônia

O jornal The New York Times destacou os ataques de piratas as embarcações e o avanço dos criminosos nos rios da Amazônia brasileira. O presidente do Sindarma, Galdino Alencar Júnior, concedeu entrevista para o jornal e falou da atuação do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas para que as instituições de segurança combatam os crimes nos rios.

Confira a reportagem na íntegra traduzida

"Não há lei sobre a Amazônia": os piratas dos rios aterrorizam navios à noite

Usando balaclavas, 15 dos piratas invadiram o barco de Merinaldo Paiva enquanto dúzias de seus passageiros dormiam em suas redes. De repente, acordaram encontrar rifles apontados para suas cabeças.

Os homens armados levaram dinheiro, jóias, smartphones, combustível e até comida, forçando todos a ficar de bruços no convés. Em seguida, desapareceram em lanchas rápidas para a Amazônia, um canal tão vasto que alguns na fronteira do Brasil chamam de rio-mar.

"Todo capitão de barco sabe que está à mercê desses bastardos", disse o capitão, Paiva, 41, que vem navegando nos rios das florestas tropicais do Brasil desde que era adolescente. "Temos sorte de que não tenha sido pior", acrescentou o assalto em abril, enumerando outros ataques em que passageiros haviam sido estuprados, torturados ou mortos.

A pirataria tem sido um fato da vida nos rios do deserto anárquico do Brasil. Mas à medida que a população da Amazônia cresce e as gangues de drogas expandem sua influência sobre a região, as oportunidades de sequestro têm florescido. E as forças policiais estão lutando para acompanhar o crime, culminando em uma série de ataques recentes que aterrorizaram as tripulações dos barcos e seus passageiros.

Em outubro, quatro piratas mascarados com rifles se apoderaram de um navio de combustível no rio Solimões e roubaram mais de 2.600 litros de gasóleo, juntamente com o dinheiro, relógios e roupas da tripulação. Em setembro, 10 homens mascarados invadiram um navio de passageiros perto da cidade de Belém, roubando 260 passageiros ao mesmo tempo. Os atacantes usaram uma mulher a bordo como escudo humano durante a provação.

No mês anterior, a polícia lançou um vídeo de homens de uma equipe - os autodenominados Piratas do Rio Solimões - interrogando um gângster rival ao lado de um cadáver, colocando os moradores dos rios na borda em toda a Bacia Amazônica.

Em um caso anterior, perto da cidade de Manaus, Huederson Paulino, um pirata que usou o nome de Mohican, confessou matar e desmembrar dois homens em um barco que vende gelo e sal. Ele liderou uma quadrilha que roubou dinheiro e combustível das vítimas, e disse que seu objetivo era conseguir gastar dinheiro para o Natal.

"Eu precisava do dinheiro, então fiz o que era melhor para mim", disse Paulino, de 24 anos, a repórteres.

O crescente alarme sobre a pirataria se encaixa com mudanças rápidas na região. Longe de uma extensão vazia de floresta tropical pontilhada por minúsculos postos avançados, a Amazônia brasileira tem quase 25 milhões de pessoas, com cerca de dois milhões em Manaus sozinho. A população da região cresceu 22% de 2000 a 2010, de acordo com dados do censo - quase o dobro da taxa do país como um todo.

Mas a Amazônia também é uma das partes mais pobres do Brasil, e o crime organizado se espalhou, alimentando uma sensação de anarquia na vasta bacia hidrográfica. Em aldeias remotas da margem do rio, os residentes queixam-se que os barcos da polícia raramente se aventuram nas canaletas onde muitos dos ataques do pirata ocorrem.

As autoridades dizem que estão tentando. Aqui em Macapá, uma cidade de 370 mil habitantes no norte do Brasil, um esquadrão de elite de policiais vestidos de camuflagem do Batalhão Ambiental patrulha regularmente o rio Amazonas em busca de piratas, muitas vezes chamados ratos de água na linguagem local.

"Assim como os bandidos atacam os viajantes da estrada em outros lugares do Brasil, os piratas são o flagelo que enfrentamos aqui na Amazônia", disse o tenente-coronel Protásio Barriga Caldas, 47, comandante do135 Batalhão Ambiental do Estado do Amapá.

Os ladrões perseguiram estas vias navegáveis ​​há anos. Em um caso notório, os piratas fatalmente atiraram em Sir Peter Blake, o velejador campeão mundial da Nova Zelândia, em 2001. Os pistoleiros embarcaram em seu navio, o Seamaster, e roubaram e atacaram a tripulação. Mr. Blake conseguiu atirar em um dos assaltantes na mão, mas morreu depois de ter sido baleado no pulmão e no coração.

Hoje em dia, com mais alvos nos rios e mais grupos criminosos envolvidos, os operadores de embarcações avisam que os piratas estão crescendo ainda mais e sofisticados.

Em um caso este ano, a polícia do estado do Amazonas capturou José Conceição de Souza, um pirata que confessou ter matado dois narcotraficantes colombianos e roubado 573 quilos de cocaína que os traficantes estavam levando de barco para Manaus.

Galdino Alencar, presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas, disse que os piratas estão cada vez mais atacando navios que transportam grandes cargas para a crescente população amazônica, incluindo gás de cozinha, dispositivos eletrônicos, cimento e carne seca. Mas a carga mais cobiçada para os piratas, disse ele, é combustível.

"É um produto que eles podem roubar e vender para os mineiros que operam ilegalmente na floresta", disse Alencar. Ele acrescentou que os piratas também estavam intensificando ataques contra navios ancorados em grandes cidades como Manaus, estimulando chamadas por sua organização para criar uma força de polícia de rio federal.

O coronel Caldas disse que os piratas costumavam viajar em lanchas rápidas, dando-lhes uma rapidez e agilidade que faltavam barcos flutuantes. Ele acrescentou que eles frequentemente vêm de áreas urbanas empobrecidas ou vilarejos de rios remotos, e prendam moradores de florestas que dependem de barcos fluviais para comprar comida, visitar parentes ou obter assistência médica em cidades amazônicas.

Patrulhar os rios colossais do Amazonas para piratas pode assemelhar-se a um jogo fútil do gato-e-rato. Em uma missão no rio, em outubro, policiais questionaram os moradores de um assentamento perto do Porto de Santana que descreveu vivendo em constante medo dos piratas.

"Não há lei no rio Amazonas", disse Odete Souza França, de 49 anos, cuja família ganha a vida pescando e cultivando açaí, o cobiçado fruto roxo que é um grampo aqui. Ela descreveu um recente ataque no qual piratas embarcaram na canoa de seu filho de 17 anos, amarraram-no e roubaram seu dispositivo GPS e um cilindro de gás de cozinha.

A captura de tais culpados envolve imensos desafios
Para começar, os rios da Bacia Amazônica atravessam uma região quase do tamanho dos Estados Unidos contíguos. Navios nas principais vias navegáveis ​​podem passar dias sem ver os barcos da polícia ou da marinha. Os piratas costumam conhecer os rios e o terreno circundante melhor do que as forças de segurança, e podem deixar de ser vistos em aldeias distantes.

Os policiais aqui no Estado do Amapá também se queixam de que os piratas costumam realizar seus ataques em um estado, apenas para dardo sobre a fronteira em um vizinho com uma jurisdição diferente.

"Captar piratas é como travar guerras contra guerrilheiros", disse o capitão Lúcio Lima, chefe de uma unidade de operações especiais da polícia do Amapá que caça os bandidos do rio. "Eles são inimigos indescritíveis que aproveitam ao máximo seu conhecimento das correntes de rios, geografia e topografia".

Quando dois exploradores poloneses - Dawid Andres, 41, e Hubert Kisinski, 33 - percorreram o rio Amazonas este ano em pontões equipados com bicicletas de montanha, eles enfrentaram desafios de águas infestadas de piranhas a redemoinhos.

Ainda assim, eles disseram que seus momentos mais assustadores vieram quando os piratas no Brasil se aproximaram deles em três ocasiões. Cada vez, eles disseram, eles foram capazes de falar sua maneira fora de situações assustadoras.

Reportagem em inglês

Texto: SIMON ROMERO, do The New York Times